Comissão Organizadora

MARGARIDA FILIPE

É doutorada em Enfermagem na Especialidade de gestão, pela Universidade Católica Portuguesa; detém um MBA em Gestão dos Serviços de Saúde na Universidade Lusíada do Porto e Mestrado em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
Há mais de 20 anos que desempenha funções nas áreas da gestão e administração em várias Instituições de Saúde.
Atualmente é vogal do Conselho de Administração da ULSM e Enfermeira Diretora desde 2008, simultaneamente é Presidente do Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Foi Presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros no mandato 2004-2007. Foi Assessora do Ministro da Saúde Prof. Doutor António Correia de Campos no XIV Governo Constitucional. Foi vogal do Conselho de Administração da ARSN de 1996-2000.
Colaborou como docente na Universidade Fernando Pessoa, Universidade Católica Portuguesa no Porto e Lisboa e na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário. Apresentou várias comunicações em congressos e reuniões científicas em Portugal e no estrangeiro. Publicou como autora e coautora vários artigos científicos.

ANA MAFALDA FONTES PINTO DOS REIS

Licenciatura em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar-UP,
Pós-Graduação em Medicina da Dor no Hospital S. João-UP.
Doutoramento em Ciências Médicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar,
Assistente Hospitalar Graduada, Grau de Consultora, em Neurorradiologia no Hospital Pedro Hispano – ULS Matosinhos.
Professora Auxiliar Convidada do ICBAS-UP
Investigador FCT- Fundação Ciência e Tecnologia e no CEIS XX- Centro Estudos Interdisciplinares Coimbra
Orientadora de internos de especialidade de Neurorradiologia e colaboração na orientação de
Internos de outras especialidades como Neurologia e Radiologia, Medicina Interna e Fisiatria.
Coorientadora de teses de Mestrado Integrado de Medicina (ICBAS), Mestrado de Medicina Chinesa (ICBAS) e de Engenharia Biomédica (FEUP).
Revisora de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e livros, por convite, de revistas indexadas.
Publicações em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica, Comunicações em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais.
Participação em Patentes Internacionais e Comités Científicos e Editoriais Internacionais.
Participação em Júris Académicos de avaliação de exames finais de internato da especialidade de Neurorradiologia, do Mestrado de Medicina Tradicional Chinesa e de Engenharia Biomédica.
Estágios em Centros Imagiologia na Europa (Queen Square Hospital, Londres e VU Medisch Center, Amesterdão, Holanda no âmbito de doenças da Substância Branca -Esclerose Múltipla e Demências) e Formação em meios avançados de diagnóstico e técnicas de Imagem Funcional e colaboração em estudos de RM funcional e Dor na Clinica Neurológica da Universidade Técnica de Munique.
Afiliação a sociedades científicas nacionais e internacionais.

CATARINA AGUIAR DIOGO

Integra a equipa da ULS Matosinhos desde janeiro de 2017, onde iniciou funções como Gestora do Departamento de Medicina. Mais tarde, assumiu também a Gestão da Unidade de Cuidados Continuados e mais recentemente integrou o Conselho de Gestão do ACES Matosinhos. Além destas funções, integra ainda o Serviço de Investigação, Epidemiologia Clínica e Saúde Pública Hospitalar, com funções de gestora.
É licenciada pela Universidade do Minho, tem pós graduação na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, mestrado pela University of Lancaster Management School (Reino Unido) e frequência de doutoramento pela University of York Management Department (Reino Unido), em diferentes subdomínios da gestão, com especial enfoque na gestão da saúde.

DANIEL FILIPE BORGES

É Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica de Neurofisiologia, do Departamento de Medicina / Serviço de Neurologia da ULS Matosinhos, desde 2011, com funções de Coordenação do Laboratório de Neurofisiologia, integrando o Conselho Consultivo para o Conhecimento e ainda o Conselho Técnico dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica.
Foi membro do Conselho Consultivo da ULS Matosinhos (2014 - 2018).
Exerceu funções no Departamento de Neurologia Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central - Hospital de Dona Estefânia (2006-2008) e no Programa de Cirurgia de Epilepsia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental - Hospital Egas Moniz / Hospital S. Francisco Xavier (2008 - 2011).
É Professor Adjunto Convidado do Departamento de Fisiologia Clínica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (@Instituto Politécnico de Coimbra). É responsável pela orientação de Projetos de Investigação, bem como pela supervisão de estágios clínicos (mais de uma centena), desde o início da carreira clínica e académica. Foi docente convidado das Licenciaturas em Neurofisiologia da Escola Superior de Saúde do Porto (@Instituto Politécnico do Porto) e Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (@CESPU).
É formado em Neurofisiologia, pós-graduado em Neuropsicologia Clínica, possuí o Título de Especialista em Neurofisiologia e é Aluno de Doutoramento em Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

JORGE MANUEL MARQUES DE OLIVEIRA

A nível académico efetuou a Licenciatura em Enfermagem na Comunidade, tendo posteriormente realizado o Curso Superior de Gestão e Administração de Empresas. Posteriormente concluiu o Doutoramento em Ciências Socias na área de Psicopedagogia Criativa. Paralelamente efetuou o Curso Profissional de Teatro na Seiva Trupe.
Em 1994 fundou a Associação para apoio à Integração Social e Comunitária- espaço t “ www.espacot.pt”, que tem por missão a integração social e comunitária de pessoas com problemas através da utilização de práticas artísticas, sendo até esta data Presidente/Diretor da mesma.
Foi um dos fundadores da Federação Portuguesa de Clubes e Centros UNESCO – FPACU, tendo sido Presidente da mesma durante os primeiros 6 anos da sua existência.
A nível Internacional foi membro efetivo do Conselho Executivo da Federação Europeia de Clubes e Centros UNESCO, durante 4 anos, representando Portugal a nível Europeu e Mundial na rede de Clubes e Centros UNESCO. Atualmente faz parte do Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO, em representação da rede de Clubes e Centros UNESCO e da rede de escolas associadas UNESCO.
Participou em inúmeros congressos, conferências como orador, quer a nível Nacional quer a nível Internacional.
Autor do livro “ Os ditos Normais ” editado pela Minerva.
Atualmente assume a Direção do Serviço de Gestão do Conhecimento da ULSM

LILIANA PATRÍCIA COELHO VIANA

A nível de Educação e Formação efetuou o 12º Ano Curso Técnico de Marketing.
Desde 2004 a Trabalhar na ULSM Matosinhos, no Serviço de Internamento de Ortopedia.
Participou ativamente na organização de vários Congressos e Reuniões Clínicas no Serviço de Ortopedia.

MARCO COSTA

Enfermeiro a exercer funções no Serviço Cirurgia C na ULSM.
Enfermeiro Especialista em Enfermagem Saúde Mental e Psiquiatria.
Pós-Graduado pelo Curso de Mestrado em Ciências Cognitivas – Universidade Católica Portuguesa-Braga.

MARIA ESPÍRITO SANTO

Natural do Porto.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 2005.
Concluiu Internato Médico em 2010 na USF Horizonte - ULS Matosinhos.
Médica de família na USF Porta do Sol (ULS Matosinhos) desde 2011.

MÓNICA BARBOSA

Enfermeira de Família na USF Porta do Sol - ULSM, desde 2011;
Enfermeira de cuidados gerais desde 2005;
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria desde 2012;
Mestre em Supervisão Clínica em Enfermagem desde 2015;
Assistente Convidada da Escola Superior de Enfermagem do Porto desde 2017;
Tem participado na organização de Eventos Científicos e fez parte da Comissão Científica do II Encontro do ACES de Matosinhos; Participação em Eventos Científicos como Palestrante.

SERAFIM CARVALHO

Profissional da ULSM desde março de 2001, começou por exercer funções no Serviço de Instalações e Equipamentos na qualidade de Gestor de Risco Geral, integrando diversos grupos de trabalho e comissões. Foi Coordenador da Comissão de Catástrofe até agosto de 2018. Desde março de 2014 exerce as funções de Diretor do Serviço de Logística.
Licenciado em Saúde Ambiental. Licenciado em Engenharia Mecânica. Mestrando em Engenharia e Gestão Industrial.