“Pandemics: What Everyone Needs to Know” Peter Doherty

Pandemics: What Everyone Needs to Know”, Peter Doherty

 

Em Pandemics: What Everyone Needs to Know , Peter Doherty, que ganhou o Prémio Nobel pelo seu trabalho sobre como o sistema imunológico reconhece células infetadas por vírus, oferece um guia essencial para uma das verdadeiras questões de vida ou morte de nossa época, tendo em atenção o surto de Covid-19 que atravessa todo o planeta.

Em formato conciso de perguntas e respostas, Doherty explica as causas das pandemias, como podem ser combatidas com vacinas e medicamentos e como nos podemos preparar melhor para no futuro as combater .

Doherty observa que o termo “pandemia” não se refere à gravidade da doença, mas à sua capacidade de se espalhar rapidamente por uma ampla área geográfica. Patógenos extremamente letais são geralmente identificados e confinados rapidamente. No entanto, a ascensão das redes de transporte de alta velocidade e a globalização do comércio e das viagens aceleraram radicalmente a propagação de doenças.

Um viajante da África chegou a Nova York em 1999 com o vírus do Nilo Ocidental; uma picada de mosquito depois, ele estava à solta no ecossistema. Doherty explica ainda como a principal ameaça de uma pandemia vem dos vírus respiratórios, como influenza e SARS, que se disseminam com incrível velocidade por meio das viagens aéreas.

As perturbações climáticas causadas pelo aquecimento global, aumento da densidade populacional e aumento da resistência aos antibióticos complicam os esforços para controlar as pandemias.

Mas Doherty enfatiza que as pandemias podem ser combatidas com eficácia. Muitas vezes, práticas de saúde simples, especialmente em hospitais, podem ajudar enormemente. E a pesquisa sobre os reservatórios animais de patógenos, da SARS em morcegos ao HIV em chimpanzés, é uma promessa para nossos esforços de prevenção.

Calmo, claro e confiável, Peter Doherty’s Pandemics é uma obra de 2012 que ganha todo um novo e importante significado com a pandemia de Covid-19.