5 Conferências, 5 Prémios-Nobel
Até agora, a presença de um Prémio Nobel tem marcado as conferências Connecting Healthcare. Este ano não será exceção, a jornalista e ativista dos direitos humanos, Prémio Nobel da Paz de 2011, Tawakkol Karman, vai partilhar, com oradores e convidados, o seu testemunho sobre “Os Direitos Humanos e a Paz Global”.
Tawakkol Karman é uma ativista de direitos humanos, jornalista e política, natural de Iémen. No dia 20 de junho, vai fazer parte do corpo de oradores da Conferência “O Propósito, as Pessoas e as Organizações”.
Conhecida como a “mãe da revolução”, “a mulher de ferro” e “a senhora da Primavera Árabe”, Karman desempenhou um papel fundamental na revolta da juventude pró-democracia de 2011 no seu país. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2011, em reconhecimento à sua liderança na luta não violenta e defesa contra o autoritarismo, a corrupção e a opressão, junto de Ellen John Sirleaf e Leymah Gbowee, a qual já tivemos o gosto de receber numa anterior edição da CH.
Karman é a primeira mulher árabe e a segunda mulher muçulmana a ganhar o Prêmio Nobel da Paz e, na época, sendo a destinatária mais jovem, aos 32 anos. Ainda hoje, afirma acérrimamente: “a não violência é o denominador comum de todas as minhas ações”.
No palco do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Tawakkol promete falar sobre “Os Direitos Humanos e a Paz Global”, numa palestra direcionada a todos os presentes, desde convidados a oradores.